A definição de “Locum” corresponde de forma simplificada a realização de uma atividade de forma temporária, onde você é contratado para cobrir uma vaga que não encontra-se ocupada através de um contrato temporário. Na prática, é o que mais parece com os nossos plantões, podendo ser atendendo no pronto-socorro ou plantões de enfermaria.

Os tipos de locum disponiveis na maioria dos casos são plantões de A&E (Accident and Emergency) em que você atende pacientes na emergência. Uma das melhores formas de aumentar o seu salário, que no UK não é tão grande assim, é encaixar pelo menos 1 plantão no seu final de semana. Dessa forma você pode aumentar sua renda mensal em quase 50%. 

De forma geral, você tem duas opções: 1. Adicionar um plantão a sua carga horaria semanal do seu emprego, se conseguir encaixar em um final de semana de forma que não interfira com as atividades da enfermaria, e não passe a carga horaria maxima mensal permitida (40-48 horas/semana em média no mês). 2. Realizar somente plantões, em média 3-4 por semana, onde você irá ganhar muito mais dinheiro, no entanto estacionará a progressão da sua carreira. 

Tipos de Locum 

              Pronto-socorro

Nos plantões de A&E você pode atender no pronto-socorro, atendendo os pacientes que se direcionam ao pronto-socorro, ou aqueles enviados pelos GPs das suas clinicas para avaliação. A estrutura da emergencia corresponde basicamente de um Junior Doctor (FY1 e/ou FY2), um Registrar (médico em treinamento no nivel ST3-8), e um Consultant. No nivel júnior, que corresponde o FY2/SHO onde a maioria dos brasileiros irão iniciar sua carreira, você é o primeiro a atender o paciente após a triagem, colhe a história e passa o caso pra um dos médicos seniors com a sua proposta terapeutica. Estes então irão orienta-lo sobre o que fazer com relação a exames, terapeutica, e necessidade de internamento. Você tambem pode ficar responsável por realizar a admissão (clerking) dos pacientes já avaliados e que irão para a enfermaria. 

               Enfermaria

Nos plantões de enfermaria (on calls) você fica como o junior doctor responsável por todo o hospital ou por diversos leitos (em geral um número grande de enfermarias), cuidando das pendencias e intercorrências. Você recebe um bleep, ou um celular, onde você recebe contato de enfermeiras que solicitam que você compareça a enfermaria para prescrever uma determinada droga (Warfarina após checar o resultado de RNI, p. ex), ou mudar um medicamento da prescrição, prescrever hidratação de um paciente, prescrever transfusão de sangue, etc.

Related image

Por vezes a chamada é para uma intercorrência, um paciente com desconforto respiratório, alteração do nível de consciencia, ou algo mais grave. Por vezes você receberá uma CRASH call, aonde você e uma equipe especializada somente para isso (com enfermeiras especializadas e médicos) são chamados para uma parada cardiorrespiratória, ou uma situação limitrofe. Obviamente, você receberá uma série de ligações, e deve priorizar e informar as enfermarias sobre uma lista de prioridades que você deve seguir, e você precisa definir corretamente que pacientes ou pendencias precisam ser priorizadas. 

Abaixo vou deixar links de vídeos disponiveis no Youtube com relatos de junior doctors sobre o que exatamente acontece no plantão. Esses videos e canais são uma forma muito boa de tentar entender como funciona o sistema na prática. 

Em geral, os serviços oferecem de £35-50/hora de trabalho. O valor irá depender da sua experiencia e é negociavel. Você pode solicitar um valor maior, se achar que sua experiencia prévia justifica isso, ou se você conhece alguem que já trabalhou naquele local ganhando mais. Em geral existe flexibilidade quanto a isso. Considerando um plantão de 12 horas, você irá receber por volta de £380 por plantão. Como dito anteriormente, se você conseguir realizar um plantao por semana pode aumentar o seu salário em £1200 (que estára na casa dos £2.300 mês).  

Como conseguir estas vagas de plantão 

Em geral você pode aplicar para as vagas temporarias de plantão através da via normal nos site do NHS Jobs (NHS Jobs Scotland, no caso da Escócia). Na maioria dos casos, você irá ouvir falar dos plantoes disponivel quando estiver trabalhando em um determinado hospital. Depois de algum tempo trabalhando, você pode pedir para ser incluido na escala de on calls, e ir adicionando para plantoes no mesmo serviço que voce trabalha, ou em outras unidades vizinhas parceiras do seu hospital. 

Você também pode tentar se inscrever em uma locum agency, que basicamente recruta médicos para fazer plantões em diferentes hospitais. Dessa forma, você pode conseguir plantões com mais facilidade. Por outro lado, você irá receber menos, já que uma parte é repassada para a agência. Além disso, você irá trabalhar em unidades que você não conhece, e pode ter problemas com a dinâmica, burocracias especificas daquele determinado hospital. 

Horários e carga horária

Os plantões em geral são de 12 horas, começando as 19:00-07:00, ou das 21:00-09:00 da manhã. O horario varia de acordo com a sua atividade. Uma coisa a se considerar é que no UK as horas de trabalho sao muito bem regulamentadas, de forma que você irá trabalhar quase que sempre entre 40-48 horas por semana. Você pode ter que fazer 52 horas em uma semana em que estiver em uma escala mais puxada, mas na semana seguinte irá compensar fazendo 32 horas, por exemplo. O ponto chave é que você não pode passar do limite mensal, e houve uma mudança muito grande na carga horária após a greve de junior doctors e mudança de contrato solicitadas há alguns anos. 

Ao mesmo tempo em que um limite de horas te protege, ele também controla muito bem o tempo em que você irá trabalhar. Diferentemente do Brasil, aonde em muitos locais um plantão de 12 horas não significa necessariamente 12 horas seguidas de trabalho, no Reino Unido você trabalha por todo o periodo, com direito a 30 minutos de descanso a cada 4 horas (o que irá depender de eventuais urgencias pendentes). Isso significa que em plantões noturnos você não terá direito a dormir por um periodo determinado, mas somente descansar quando não houver nada para resolver mas em geral essas pausas são curtas. 

No Reino Unido você não pode trabalhar mais do que 12 horas seguidas, e deve por lei descansar no mínimo 6 horas após estes plantões. Você pode em uma determinada semana em que estiver escalado para os night shifts, fazer plantões noturnos de segunda-quinta, mas nunca emendando a noite com o dia seguinte (o que seria considerada uma semana mais pesada para os padrões de lá). Em geral, nas ocasiões em que conversei com médicos britânicos sobre o quanto trabalhava no Brasil eles ficavam surpresos que conseguia trabalhar por 24 horas tranquilamente, e que fazia em média 5 plantões por semana, por vezes com uma média de 60 horas por semana. Por essa razão, acredito que a carga horária no Reino Unido em geral não é um problema para médicos brasileiro. Se você estiver realizando suas atividades de enfermaria na semana (que em geral é de segunda-sexta de 9am-5pm) e adicionar um plantão noturno no final de semana, aumentando assim em muito a sua renda, irá estar fazendo praticamente a carga horaria maxima permitida por lei. 

Conclusão 

Locums são uma excelente opção para aqueles que acham que o salário médio no Reino Unido é insuficiente. Além disso, você pode conseguir um salário mensal bruto bem alto se trabalhar somente com plantões, fazendo 3-4 plantões por semana (£4800/mes bruto). Muitos médicos britânicos separam um ano (que chamam de gap year) para fazer plantões e juntar algum dinheiro após o FY2 e antes do Core-Training.

Em geral essa situação é muito parecida com o Brasil. Escolher dar plantões somente irá te gerar muito mais dinheiro que seguindo a sua carreira em direção ao título de especialista. O onus que vem com isso é o estresse maior (e os oncalls noturnos em que você é o médico responsavel por fazer o atendimento de intercorrencias e pendencias de centenas de leitos ao mesmo tempo) e a estagnada na carreira em direção ao titulo de consultant (que já é muito longa, em torno de 8-9 anos no total). Ficar muitos anos trabalhando em locum as vezes soa como um ponto negativo no momento da entrevista ao aplicar para um posto de especialista. 
 

Leitura adicional

Omar Guidelines – My guideline on locums 

Um comentário em “Locum (plantões)

  1. Pingback: Carga horária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.