Uma das coisas que mais se procura saber com relação a trabalhar como médico em outros países é o retorno financeiro associado, principalmente comparando-se ao salário de um médico no Brasil. Com relação a isso tenho duas noticias pra dar: a primeira é que provavelmente é muito menos do que você imagina, e a segunda é que é muito mais do que suficiente.

A verdade é que eu acredito que a maioria das pessoas que buscam revalidar o diploma não pensam inicialmente na questão financeira. Afinal, por mais que hoje em dia a Medicina encontra-se de certa forma “em crise” e as condicoes de trabalho e salario estejam cada vez piores, ainda constitui uma das poucas profissoes no Brasil com vagas disponiveis para trabalho com um salário decente. Além disso, uma pessoa motivada somente por dinheiro teria dificuldades em abandonar todos seus familiares, amigos e costumes, para ir morar sozinho em um país estrangeiro e começar tudo do zero.

 O salário de um FY1 gira em torno de £26,614 por ano, o que corresponde £2200 por mes. Para os níveis de FY2 (onde a maior parte dos brasileiros em revalidação irão começar) este valor sobe para £30,805/ano (£2500/mês). O valor estaciona por volta desta faixa, e mantem-se em aumento progressivo durante o specialty training (registrar level) ao final do qual você receberá por volta de £3800/mês, isso ao final de um periodo total de 8-9 anos (Valores brutos, dos quais deve-se descontar entre de 20-25% de imposto de renda).

payment 1.png
payment 2.png

                               Tabela retirada do site da Brittish Medical Association 

Acredito que a maioria dos brasilieros observam esses valores como muito abaixo do esperado, principalmente considerando o rendimento mensal médio de um especialista no Brasil logo após a residencia. De fato, o salário médico no UK é considerando pelos próprios estrangeiros como um dos piores do mundo (vide este post no Reddit). Em comparação com os Estados Unidos, onde após na residencia um médido ganha em torno de U$5000 (U$ 2800-U$3800/mês líquido a depender da cidade em que você more), e chega a ganhar U$100.000 no primeiro ano após a residencia, estes valores são irrisórios. Não tenho dados objetivos para mostrar, mas na Australia o rendimento é um pouco mais próximo do americano que do britânico, e lá os médicos ganham muito bem. Sem dúvidas se o dinheiro for a sua prioridade, estas outras duas opções seriam mais interessantes.

Parando para analisar este valor mensal mínimo de £2500/mês, você vê que no minimo é um salário aceitável. Pra começar, esse é o salario médio da maioria das profissoes no Reino Unido, e você está no inicio da sua carreira, o que é justo. No UK, os salários entre todas as profissões são muito mais equitativos que estamos acostumados no Brasil, ou como é nos EUA. No Reino Unido, um recém-formado em Biomedicina, Sociologia ou Geografia, irá receber o mesmo salário que você no primeiro ano de trabalho. Por lá é impressionante o número de pessoas que na universidade estudam cursos que fogem do “Engenharia-Direito-Medicina” do Brasil, sendo comum encontrar alguem que estude Ingles, Sociologia, Biologia, etc., de acordo com a sua escolha por afinidade. Na realidade algumas outras profissões, banqueiros e advogados, geralmente recebem mais que os médicos com uma carga de trabalho menos estressante. Portanto ser médico no Reino Unido é considerado por locais como uma profissão com prospecto financeiro muito bom, mas dificilmente justifica se dedicar a uma carreia inteira somente por isso. Aqui no Brasil infelizmente ser médico virou meio de vida, o que tem a ver com crise financeira social que vem acontecendo nos ultimos anos, e que ainda vai durar um pouco.

O aluguel mensal de um apartamento para você morar sozinho em uma cidade não-Londres gira em torno de £600-700/mes. Considerando gastos com alimentação, você gastaria £400/mês fazendo compras e eventualmente comendo fora. Em resumo, você consegue viver sozinho com £2500/mes tranquilamente, e se conseguir fazer uma economia boa da pra juntar até £1000/mês. Este valor mensal seria suficiente na realidade para sustentar 2 pessoas no Reino Unido, mais do que isso acho que seria dificil. Em Londres, £2500/mês seria suficiente para uma pessoa, mas dificilmente para duas pessoas.

Com relação a progressão de carreira, esse salário citado lá em cima que usei como base de £2500/mês é referente ao ano inicial, com uma progressão mais ou menos lenta até um periodo longo de 8-9 anos, quando você se tornará consultant. Nesta fase, o nível “senior” como médico especialista no UK seu salário irá subir para um mínimo de £70.000/ano, com uma média de £100.000/ano, o que é mais que 80% da populacao britanica, portanto muito mais que suficiente. Alcançar o título de consultant é um trabalho um tanto exaustivo com uma duração total extensa, no entanto o aumento de salário nessa fase implica quase 50% de aumento em comparação último ano como sênior registrar.

Finalmente, existem outras formas de você aumentar o seu salário. No Reino a carga horária de trabalho é bastante regulamentada, de forma que você não irá trabalhar horas extras sem ser pago pra isso. Dessa forma, quando você for aplicar pra um determinado emprego geralmente este é divulgado como um salário entre £30,805-45.000/ano + “banding”Banding é uma classificação que se refere às suas horas “antisociais” (finais de semana, oncalls noturnos, horas extras), e você pode receber mais realizados locums (plantões; que pagam em média no mínimo £35/hora), etc. No site do omarguidelines existe um post curto pagina somente para este assunto, e ele conta uma história que mostra que dá pra você juntar até £20.000/ano, se for necessário.

Untitled.png

Post no reddit de um médico local falando sobre o aumento que você recebe na prática com banding

add.png

Outro post mostrando como em um nível mais senior você pode ganhar muito dinheiro fazendo plantoes (i.e locum). 

Concluindo, trabalhar no Reino Unido não irá te proporcionar um saltao de padrão de vida nos primeiros anos. Na realidade, é possivel que você precise passar alguns anos em um padrão de vida inferior ao que você está acostumado no Brasil no periodo inicial. Essa transição deve ser mais fácil para aqueles médicos que não trabalharam longos periodos no Brasil como médicos. No entanto, considerando um projeto a longo prazo, certamente o dinheiro que você receberá é mais do que necessario.

Leitura adicional:

Facebook – International Medical Graduates in the UK – General expenses in UK 

Omar Guidelines – A sucess story everyone can relate to

Omar Guideines – How to save in the UK 

Omar Guidelines – Expenses in UK 

Naseer’s Journey – My expenditure and Savings in the UK 

Pay for Doctors – Health Carreers NHS UK 

Salaries for Doctors in the UK are a joke – Reddit 

Um comentário em “Salário e Custo de Vida

  1. Boa tarde Thiago! Meu nome é Eduardo Marra, sou médico infectologista aqui no Brasil. Atuo também em atenção básica na area de Clinica Geral por gosto pessoal. Tenho pensado em exercer minha profissão no Reino Unido. Caso passe no IELTS e Plab 1 e Plab 2 e consiga o registro eu teria que percorrer todo essa de 9 amos trajetória para exercer a infectologia no Reino Unido ? No caso já tenho 39 anos e família por isso me assustei com esse tempo. Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.