No processo de decisão sobre revalidar o diploma interessante já ter em mente onde você gostaria de morar, visto que apesar de ser um país de certa forma homogeneo, algumas areas tem diferenças muito acentuadas. 

Muitas pessoas que querem revalidar para o Reino Unido escolhem morar em Londres, o que é compreesível sendo a capital do país e a maior cidade do Reino Unido. Sendo uma das maiorias cidades do mundo, o que pra você pode ser um ponto positivo ou negativo. Em geral, as vagas para os hospitais de Londres são mais concorridas, mas nada absurdo, já que muitas pessoas evitam a cidade pelo custo. Existe alguns brasileiros morando em Londres e trabalhando como médico, em grande hospitais como o hospital universitário do Kings College London. Portanto se o custo não for um problema pra você, não é um objetivo tão dificil assim de alcançar. Apesar de que Londres é um dos locais mais procurados, o interior do Reino Unido possui diversas cidades com ofertas de emprego. Cidades maiores como Manchester, Liverpool, Birminghan, podem ser uma opção muito mais barata e ainda assim são cidades boas para morar. Conhecer essas cidades ajuda muito a tomar a sua decisão. Em geral

A Escócia é uma excelente escolha, na minha opnião. As principais cidades envolvem a capital Edinburgh, que fica a 40min de trem de Glasgow, a maior cidade do país. Outras cidades interessantes são Aberdeen, Perth, Dundee. Tive a oportunidade de morar em Glasgow, e devo dizer que a Escócia é um país muito receptivo a nós brasileiros, e a minha impressão é de que era mais bem recebido lá que em menores cidades na Inglaterra. O NHS da Escócia, apesar de fazer parte do UK, é dirigido de forma diferente e por esta razão eles gostam de se gabar como o melhor serviço do UK.

O sotaque também pode ser um problema grande a depender do lugar que você mora, mas nada que o tempo e o costume não resolvam. Na minha opnião, fora a região central de Londres onde o inglês é claro, você vai precisar de um período de adaptação em qualquer cidade. Isso porque na Escócia o inglês é realmente um pouco mais díficil, mas nada muito diferente do País de Gales, cidades como Liverpool ou outras no interior da Inglaterra. Além disso, os pacientes do NHS em geral terão sotaques mais dificeis de entender, e novamente, somente com a prática e o tempo você poderá entender 100%, mesmo que o seu inglês já seja muito bom ao chegar.

A grande questão é que provavelmente nos 2-3 primeiros anos como médico no Reino Unido você irá transitar entre pequenas cidades a cada 3-4 meses (a não ser que você esteja em Londres), ou no mínimo a cada 6-12 meses (tempo de contrato de um determinado emprego). Isso porque os progamas de treinamento correspondem a uma determinada região, e você pode estar em um hospital diferente a cada rodizio de 4 meses. Os non-training posts são contratos temporários de 6-12 meses, e após esse período você provavelmente irá mudar de emprego e cidade.

Por essa razão, a decisão sobre onde você irá morar no futuro não sera tomada nestes primeiros anos. Esse período de transição pode então te dar tempo para decidir isso morando lá, conhecendo essas cidades pessoalmente e morando em algumas delas por um periodo. Importante pensar que decidir onde irá morar pode significar onde você irá comprar um apartamento para morar, e nos primeiros anos não sabendo ainda onde você irá se estabelecer. A recomendação é que você comece a pensar onde ficará em definitido quando entrar no Specialty Training (entre os ST3-8).

Concluindo, é bom lembrar como o Reino Unido é um país muito menor que o Brasil. Fora Londres (uma cidade do porte de São Paulo e Nova Iorque), a segunda maior cidade do país é Birmingham (com 1 milhão de habitantes) e a terceira maior é Glasgow na Escócia (com 600.000 habitantes). Portanto, as cidades onde você irá trabalhar são cidades de menor porte com 100-200.000 habitantes. Médicos no UK muitas vezes se estabelecem em um lugar central de preferência, e precisam transitar de carro entre 40-60 minutos para o trabalho de carro. Mas novamente, melhor deixar essa decisão para o futuro quando você puder tirar suas próprias conclusões sobre a cidade que mais te interessa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.