O Consultant corresponde a um dos responsaveis por uma determinada enfermaria ou serviço, sendo o “último” degrau da escada da carreira médica no NHS (acima disto estão os cargos admnistrativos). Geralmente uma enfermaria é coordenada por 2 ou mais consultants, a depender do tamanho do hospital. No Brasil, a depender do estado que você tenha estudado esse é chamado de professor, diarista, preceptor, ou derivados. Em resumo, é o médico mais senior do serviço estando subordinado apenas a equipe admnistrativa de um hospital.

Com relação a atividades, o consultant faz a “passagem de enfermaria”, o ward round.  Não muito diferente do Brasil, a equipe da enfermaria (geralmente com um Jr Doctor, um SHO/Clinical Fellow/FY2 e quando disponível um Registrar(Specialty Training), apresenta os casos, as pendencias, e o consultant orienta as condutas, realiza anotações no prontuario, relata que pacientes devem ser avaliados para alta, laboratoriais a serem solicitados, etc. Do ward round o jr. doctor geralmente saí com um checklist do que ele deve realizar.

Nos demais turnos, o consultant também pode realizar atividades de ambulatorio, as outpatient clinics, trabalhar em consultorios ou serviços particulares, private practices (o que influenciará bastante o seu salário no fim das contas), atividade de pesquisa, ou ficar disponivel para eventuais intercorrencias, oncall. Em ocorrencia de uma eventual intercorrêcia, geralmente o SHO/Clinical Fellow/FY2 level, fica responsável por realizar o atendimento inicial, e chamar o registrar se necessario. O registrar, se achar necessario, entra em contato com o consultant para orientações, ou para chamá-lo ao serviço caso assim seja preciso.  Sendo o médico mais experiente do serviço, você fica responsavel pelas pendencias e orientacoes maiores, e portanto é chamado geralmente para as decisoes mais importantes, o que é um trabalho de grande responsabilidade.

Com relação ao salário, o nível de consultant corresponde a um salto em quase 100%, de uma média anual de 45.000 para o senior registrar (ST7-ST8), para um salário inicial de 70.000. Como discutido em outro momento, esse aumento de salário coloca você entre os profissionais com maior salário no Reino Unido, e em uma sociedade do Welfare State não há como você receber muito mais do que isso na Medicina. (Apesar disso, os valores que sempre encontro é que a média de um consultant é 100.000, com um salário de por volta 120.000 após adicionais de experiencia nas últimas decadas da sua carreia).

Untitled.png

Exemplo de oferta de emprego para consultant level no NHS jobs, demonstrando os valores de salarios minimos. 

Trabalhar como consultant significa que você está trabalhando para o NHS, portanto não é a totalidade dos medicos que atinge, ou que tem o objetivo de atingir, esta posição. Muitos médicos prefere não trabalhar no NHS e trabalhar em private practices, que conhecidamente possuem maior retorno financeiro. É comum um consultant nas suas horas vagas trabalhar em consultorios particulares. Em algumas areas como radiologia isso pode signifiar um aumetno significativo no seu salario.

O caminho para se tornar o consultant também é longo, e durante todo esse processo você está recebendo “pouco”. Alguns médicos manter-se em empregos nível SHO por algum periodo, para ganhar experiencia ou ganhar mais dinheiro fazendo locums (i.e plantões). Fazendo um calculo rapido, considerando uma taxa de pagamento de £35-50/hora, fazendo contas rápidas você observa que dando 4-5 plantoes por semana você consegue fazer um salário anual de 60.000, sem precisar completar todo o treinamento. É claro que cada opção envolve pontos positivos e negativos, e não muito diferente no Brasil é possivel fazer uma fortuna ganhando plantão, e as pessoas seguem o caminho da residencia pensando a longo prazo. Na minha opnião de forma comparávle ocorre no UK e no NHS.

Em outro post mostrei uma postagem no reddit que dá exemplos da vida real disso, onde um médico pode ganhar até 170.000/ano fazendo locum em um nível mais senior, o de Senio Registrar (já que você pode dar plantao em niveis diferentes, e será recompensado de acordo com o seu nível de treinamento.

add.png

Bom lembrar que um médico de terminou a residencia no Brasil não estão aptos diretamente para serem consultants no UK. Infelizmente, não tenho conhecimento profundo sobre a transferencia de diplomas para especialistas. Sei que em certos casos é mais vantajoso começar do zero, e iniciar o trabalho a partir do Core-Training-level, mas eu ficarei devendo informações a esses profissionais por hora, pois não pesquisei a fundo sobre isso.

Concluindo, acredito que a maior parte dos médicos brasileiros que buscam realizar a revalidação de diploma e tenham tempo ao seu favor estejam planejando seguir o treinamento para se tornar um consultant. Mas é sempre bom saber que você não precisa seguir esse caminho de forma linear, de forma que durante este trajeto há outras possibilidades profissionais e para trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.