O PLAB 1 é a prova teórica composta por 180 questões de múltipla escolha com alternativas de A-E, em formato semelhante ao que estamos acostumados no Brasil para as residêcias médicas. O nível de cobrança e médio, com questões bastante diretas que envolvem casos clinicos. Não é uma prova que tem pegadinha, sendo o único problema as vezes a extensão do enunciado, o que torna o tempo uma das coisas mais importantes da prova. Todas pessoas que já realizaram a prova enfatizam a importancia em controlar o tempo, e praticar bastante os modelos das questões.

O PLAB1 é realizado 4 vezes ao ano, no UK (Londres, Manchester e Edinburgh) ou em outras localidades (Canada, Oriente Médio), mas infelizmente não pode ser feito no Brasil, portanto para realiza-lo você deve viajar para o exterior. A escolha da localidade vai depender de suas preferencias, sendo Londres geralmente o local mais cheio.

Em termos gerais não é considerada uma prova difícil, bastando você se habituar ao estilo de questão da prova. Diria que ser aprovado em uma residencia médica no Brasil competitiva é mais dificil que ser aprovado nesta prova, considerando o tempo de estudo necessario 3-4 vezes mais curto.

Tempo médio de preparo: O tempo médio recomendado é de 8-10 semanas, não sendo interessante estudar por mais que isso visto que você pode começar a se repetir demais, mas é claro que o tempo necessario vai depender do seu dia-a-dia e do tempo disponível para estudo. Há diversos relatos na internet de pessoas que passaram com 10 dias de estudo intenso, 4 semanas de estudo com trabalho, 8 semanas de estudo, então o periodo varia muito. Pessoalmente eu acho interessante a meta de 8-10 semanas considerando a necessidade de continuar trabalhando para bancar todo o processo durante a revalidação.

Material de estudo: Basicamente baseado em um banco de questões disponivel na internet com 1700 questões anteriores. Uma parte significante das questões se repete, e as que não se repetem envolvem ainda assim os mesmos assuntos. Portanto a fonte básica de estudo não varia muito. Na internet, existem vários materiais disponiveis com estas 1700 questões: PLABzilla, Samsom Notes, Dr Khalids 1700s e o PLABable.

Pessoalmente falando, acredito que o PLABable é a melhor fonte de estudo disponivel. Eles usam o mesmo banco de questões, no entanto apresentam em formato de quiz, dividido por especialidade, em que você é sinalizado quando erra ou acerta uma questão, e apresentam uma justificativa para a resposta correta com as devidas referencias bibliográficas. Você deve pagar para utilizá-lo (20£), e só pode repeti-lo uma vez (após fazer uma questão, sua resposta fica sinalizada, o que não impede você de ler a questão novamente, no entanto você já saberá a resposta, precisando pagar novamente para resetar o banco). O maior beneficio de todos é a existencia da bibliografia devidamente referenciada, visto que as outras fontes não possuem bibliografia ou explicação para as respostas, com erros no gabarito.

A recomendação geral é que você realize as 1700 questões 3 vezes. Considerando isso, acho interessante começar utilizando o PLABable, e posteriormente repetindo as questões com o PLABable mesmo, ou lendo os outros materiais. No entanto, muitas pessoas fazem o PLAB sem repetir todas as questões, novamente, o tempo de estudo necessário varia de pessoa para a pessoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.